![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgD_TGhCfr5sWPzq14mXAsA_weowig_d53bPFnSfoTDiY1OTUfaTJ3SsVV0GuHNHzrIarUgNgn_rk-rY6_RI6d1RjC1zkdHZJB-BnIR-VQajPWt8sj_FrFZ2UsrP9PhHYCNKGzB_yn0TFgQ/s320/Fofurinha+de+Shih-Tzu.jpg)
Os Shih-tzus são cães dóceis, brincalhões, tranquilos, sociáveis, que latem pouco, ficam bem sozinhos, dormem muito, são muito observadores e pouco destrutivos.
São companheiros amorosos, leais e dedicados. Por serem independentes e obedecerem apenas aos comandos que lhes são convenientes, são injustamente tachados de pouco inteligentes.
Exigem ração de boa qualidade e cuidados para manutenção da pelagem. A escovação precisa ser diária e os produtos usados de qualidade para ajudar a manter o pelo sem nós.
Por ter orelhas caídas é preciso ter atenção para manter o canal auditivo sempre limpo e seco. Prender os pelos no alto da cabeça para que não caiam nos olhos, ter atenção a rins e fígado, pois são vulneráveis. Manter sua área de convivência sempre limpa, inclusive o local onde faz suas necessidades, para evitar hábitos desagradáveis.
No mais é curtir este companheirão, lindo, fofinho e adorável.
Por ter um tamanho pequeno e trazendo consigo qualidades adoráveis, como ser ótimo companheiro de colo e ter uma ótima sociabilidade, inclusive para com crianças e outros animais em geral, o SHIH-TZU conquista a todos que estão à sua volta.
Não podemos deixar de falar que o Shih-Tzu não é um cão desordeiro. Fica muito bem sozinho por não ser muito dependente e não gostar de latir, tendo uma estabilidade emocional muito grande, o que faz dele um companheiro ideal para moradores de apartamento. Naturalmente, qualquer desvio de seu comportamento e temperamento poderá ser atribuído a maus tratos por parte de seu “criador”.